Por que minha empresa precisa de um ERP?

Por que minha empresa precisa de um ERP?

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que poderia ser traduzida para Planejamento de Recursos da Empresa.

Ter um sistema ERP ajuda o empreendedor a ter vantagem competitiva, pois ele gera integração em todas as informações da empresa, armazenando dados, permitindo acesso facilitado e confiável. Com isso é possível ter uma tomada de decisões mais assertiva, pois está baseada em dados.

Mas ERP não é somente para grandes empresas?

Um erro que alguns empreendedores cometem é achar que um sistema desse é apenas para grandes empresas. Entretanto, existem vários softwares de ERP acessíveis a um custo benefício extremamente vantajoso. Assim, sua implementação se torna um investimento para o negócio, já que vai fazer o empreendedor perder menos tempo com a compilação de dados e trabalhos operacionais, além de direcionar decisões importantes que antes seriam realizadas no popular “achismo”.

Mas você deve estar se perguntando: em quais áreas da minha empresa o ERP vai atuar e como vai me ajudar a reduzir tempo?

E a resposta é: em todas as áreas! Isso mesmo, em todas elas. Pois quando você emitir uma nota fiscal de venda de algum produto, por exemplo, o sistema já vai saber e gerar uma “conta a receber” e consequentemente fazer o abatimento automático do seu estoque. Incrível, não é? Sabe aquelas milhares de tabelas do Excel que você tem para controlar estoque, contas a receber, contas a pagar e várias outras informações? Você não precisará mais delas e, o melhor de tudo, o sistema se alimenta automaticamente de acordo com as informações passadas para ele.

E mais do que nunca, em tempos de crise, a gestão precisa ser assertiva e rápida. Por isso, com toda certeza, agora é a hora de aprender a mexer em um sistema ERP para ganhar tempo, economizar recursos, facilitar processos e ganhar agilidade. E crise é a oportunidade perfeita para repensar e transformar a gestão da sua empresa.


Gabriel José Pigatto

Empreendedor e franqueado Omie

Empreendedor e franqueado Omie – Sistema de Gestão Online, 28 anos, casado com Akina Pigatto. Engenheiro de Produção pela PUC-PR, é pós-graduando em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Positivo. Foi oficial do Exército Brasileiro por 8 anos. Atualmente atua na gestão de três empresas, sendo duas distribuidoras e uma franquia de tecnologia.