O perigoso hábito de "miguelar"

O perigoso hábito de “miguelar”

“Dá um migué”! Já ouviu essa expressão? Provavelmente você não só a tenha ouvido, mas também já tenho praticado o perigoso hábito de “dar um migué”, de simplesmente achar a desculpa certa para procrastinar ações importantes na sua vida.

Todo bom profissional precisa aprender desde cedo a identificar e separar coisas importantes de coisas urgentes. Comece fazendo uma lista das suas atividades no último mês e depois no último ano e você verá como seu tempo é tomado, em sua grande parte, com coisas urgentes e, pior ainda, com coisas urgentes e sem importância.

Curiosamente as coisas verdadeiramente importantes das nossas vidas são as que podem ser programadas com antecedência, que podem sofrer a ação de um bom planejamento, mas é justamente aí que reside o problema, como elas não são urgentes acabamos “empurrando com a barriga” e deixando para depois, afinal de contas somos craques na arte de “miguelar”.

Segue uma lista de “migués” básicos:

Eu não tenho tempo… Eu não tenho dinheiro… Está muito frio… Está muito calor… Mas é durante o dia… Mas é durante a noite… Só vou dar uma olhadinha… Ano que vem vai ser melhor… É complicado demais… Antes eu preciso… Ninguém me entende… Se eu tivesse… É que hoje é feriado… É que estou de folga… Hoje não estou no clima… Mas ninguém me ajuda… É que minha cadela deu cria…

A lista é interminável! Dias, semanas, meses e anos vão passando e não paramos para atentar para o perigo embutido na “miguelagem”, mas todos nós temos o poder de mudar esta história, de começar a focar nossa vida nas ações verdadeiramente importantes na construção de belas trajetórias de vida e carreira. Devemos começar eliminando as distrações urgentes e sem importância alguma; usar a tecnologia para aprender mais e se distrair menos; delegar, e aos poucos se desvencilhar de coisas urgentes e sem importância; parar de perder tempo focando sua atenção em coisas que não te trarão ganho intelectual algum.

Ao contrário disto comece a listar objetivos e propósitos e as ações necessárias para atingí-los, esta será a lista de coisas verdadeiramente importantes que merecem e merecerão seu foco e sua atenção.

Vivemos em um mundo onde a “miguelagem” impera, onde as distrações aumentam em velocidade exponencial, onde fake news tomam o lugar da verdade, onde posts substituem livros e por fim onde o sobreviver se torna o “migué” oficial de todos nós.

O santo, aceitável e perigoso “migué” da sobrevivência que nos torna escravos do urgente e sem importância.

Em tempos de pandemia e isolamento social o tempo passa a ser o nosso maior aliado. Saia desta melhor do que você entrou. Aproveite que estamos mais ricos em tempo e coloque a “casa” em ordem.


Adeildo Nascimento

Consultor especialista em desenvolvimento de pessoas e times

Consultor, palestrante e executivo de RH por mais de 20 anos. Especialista em desenvolvimento de pessoas e times. Expert em cultura organizacional. Diretor da ABRH-PR Digital e autor do livro Inteligência espiritual no mundo do trabalho.