É tempo de renegociar dívidas e planejar?

É tempo de renegociar dívidas e planejar?

Alguns dizem que estamos todos no mesmo barco, mas, isso não é verdade. Estamos todos no mesmo mar revolto e todos pegaram a mesma tempestade, porém, cada um no seu barco, uns em melhores condições do que outros. Eu não sei em que condições está seu barco, se entrando muita água ou com pequenos furos, só sei que nos dois casos é muito importante estancar isso. Esse artigo é dirigido para pessoa física e pessoa jurídica, você não precisa entrar em colapso financeiro para pedir ajuda e tomar medidas de prevenção.

Faça o seu planejamento financeiro para os próximos doze meses, verifique quanto recurso financeiro você precisará, quais são as suas dívidas presentes e futuras. Lembre-se que, mesmo prorrogando algumas dívidas, elas estarão lá na frente te esperando. Muitos estão assustados com as ondas dessa tempestade, mas ninguém melhor do que você para dirigir o seu negócio.

Outra medida que deve ser tomada é a prorrogação de pagamentos, empréstimos, dívidas e impostos. A dívida não vai sumir, mas essa prorrogação vai lhe dar pelo menos um fôlego, diminuindo a pressão momentaneamente.

Comandante, para manter a navegabilidade é preciso renegociar suas dívidas, e esse é um bom momento para renegociações. Comece conversando com seu banco, credores e fornecedores. Utilize algumas dessas plataformas:

Tomando essas medidas seu barco não vai encalhar, mas ainda pode adernar. Por isso, comandante, olhe em seu mapa onde encontrar linhas de crédito, comece vendo as alternativas junto ao seu banco, depois em outros bancos. Por exemplo, em um empréstimo com garantia de imóvel as taxas já estão em torno de 0,85% a.m., com prazos de 60 até 240 meses e carência de seis meses para começar a pagar.

Nesse mar turbulento nem tudo é problema, existem alternativas, cooperativas de crédito, fintechs (Nubank, Banco Inter, Banco Original, Creditas, Geru, Rebel, Lendico, Credoro, Mova, Neon, Firgun, Nexoos, Biva, Biz Capital, Finpass, outras) e ofertas de linhas de crédito junto a Fomento Paraná e novas modalidades junto à Caixa Econômica Federal.

Resumo ou Carta Náutica

Planejamento para os próximos 12 meses (receitas e despesas)

Prorrogação de pagamentos, tributos, impostos ou dívidas (negocie já)

Renegociação de dívidas com credores (não deixe para depois)

Obtenção de recursos financeiros via linhas de crédito (pesquise, avalie)